Autores:

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Old Quebec

Finalmente,  Quebec City!

Ficamos em um hotel localizado na rua Grande Allée Est. Essa rua é um ponto de referência muito bom para quem não conhece a cidade e deseja explorar a pé, exatamente o que fizemos.

Descendo essa rua, chegamos ao Palácio da Justiça, que é uma das obras arquitetônicas muito visitadas em Quebec. Descendo à esquerda desse palácio, encontramos uma encantadora viela com as paredes tomadas de gravuras, pinturas a óleo, fotografias, desenhos... tudo em referência à cidade. Os preços variam de $20,00  a $300,00, depende da obra. Compramos uma obra linda, com uma casinha de campo e a Aurora Boreau, que em breve estará em exposição por um preço simbólico. Rs

Descendo à direita, é possível avistar o Chateau Frontenac, um castelo cartão postal da região, sob o qual estão baseados os velhos canhões da cidade, também muito visitados e de onde pode-se admirar a linda paisagem de cima. Desse mirante, é possível avistar o Velho Porto e as ruazinhas cheias de bares, lojinhas e galerias de arte.

Descemos até lá e encontramos uma parede muito famosa, que já tínhamos visto em fotos da cidade, com uma pintuta gigante que homenageia grandes figurões de Quebec, como navegadores, religiosos, políticos etc. A pintura também pode ser vista de cima, onde ficam os canhões, mas o divertido é tirar foto como se você fizesse parte da pintura. Todo mundo faz isso!!!!

Ainda vale dar uma passada no Velho Porto para belas fotos e para conhecer as excurções oferecidas no local, como passeios de barco para ver baleias (esse, nós pulamos).

Voltando pela mesma rua Grande Allée Est, cruzamos o prédio do Parlamento, com obras de arte lindíssimas e um paisagismo absurdamente colorido e de bom gosto. Aliás, toda a cidade, cada janela, cada sacada, cada esquina é infestada de toda variedade de flores nessa época do ano.
Passando do Parlamento, chegamos na parte "noturna" da Velha Quebec, que não é lá uma Lapa, mas oferece muitas opções de bares e restaurantes, todos conservando o estilo antigo das contruções; até mesmo os mais moderninhos como McDonald's e Starbucks mantiveram o padrão arcaico dos prédios.
No dia seguinte, visitamos o velho Forte, onde ficam os famosos soldados que não se mexem e de onde tivemos a melhor vista da cidade.

Para quem não é muito fã de museus tradicionais como nós, dois dias são suficientes para conhecer a cidade. Mas quem pretende visitar os prédios históricos e os museus, é bom reservar mais alguns dias.