Autores:

Minha foto
Shawinigan, Quebec, Canada

domingo, 23 de fevereiro de 2020

7 coisas pra NÃO fazer no Quebec


1 - Fungar

Fungar é sinônimo de engolir catarro. Nojento assim. Mal visto.
Mesmo que o nariz passe o dia escorrendo por causa do frio. Entenda o nível  da repugnância. Fungar é algo  detestável aqui.
Em contrapartida, usar lenços de papel e fazer um mega barulho de buzina de navio para limpar o nariz sim, é tolerado e correto.
Perceba : colocar as secreções para fora : SIM. Colocar secreções para dentro: NÃO.
Por isso, você sempre vai observar caixas de lenço de papel no trabalho, no carro, nas lojas, nas casas, nos estabelecimentos em geral.
Faça bom uso.

2 - Entrar na casa do amiguinho com sapato

Por favor não. Não faça isso. Tire o sapato para entrar. Apenas tire, não pergunte.
Se realmente não for necessário, o anfitrião vai dizer.
No inverno, isso também se aplica nas clínicas, academias, salões de beleza e vários estabelecimentos que recebem certa quantidade de gente por dia e deixam pantufas descartáveis disponíveis para o pessoal.
Como a prática é absolutamente indiscutível no inverno por causa da neve, sal, produtos em geral que o calçado de neve carrega pra dentro de casa,  acabamos mantendo o costume o ano todo quando visitamos alguém.
Portanto, antes de sair de casa, veja se a meia não está furada.

3 - Cumprimentar com beijo

No trabalho, NUNCA. Aperto de mão, por favor.
Se estiver gripado, nem aperto de mão!!!! Peça desculpas, avise que está gripado e acene  de longe, pelo menos 2 metros da pessoa.
Depois de alguma intimidade, um beijo em cada bochecha, oferecendo o lado ESQUERDO do rosto.
No Brasil, geralmente começamos com o lado direito do rosto, então já dá pra presumir que muitas bitocas na boca ocorrem acidentalmente.
Recomendo esperar ver pra que lado a outra pessoa vai e seguir o fluxo.
Estamos aqui há 3 anos e ainda dou cabeçadas…

4 - Repreender crianças energicamente

Não ouse levantar a mão para seu filho em público (também não entenda que em casa é permitido, convenhamos).
No Brasil, ainda vemos palmada, puxão de orelha, beliscão etc como as boas e velhas técnicas de educação infantil (sarcasmo).
Se uma pessoa agride uma criança, o cidadão que estiver presenciando a cena pode chamar a polícia. E, acredite, ela aparece.
Veja bem, nenhum julgamento aqui em relação às técnicas que cada pai/mãe utiliza na nobre missão de educar crianças. Mas se você perpetua as tradicionais técnicas de seus avós, sugiro atualizar seus métodos quando vier ao Quebec.

5 - Não dar gorjeta

Muitas profissões têm a gorjeta como  salário principal. Normalmente no ramo de serviços como garçons, motoristas de taxi, profissionais de estética, etc. Não dar a gorjeta é ultrajante, é como realmente não pagar pelo serviço. Esteja atento.

6 - Jogar papel higiênico na lixeira

Nãaaaooo!!!!!
Nossas tubulações no Brasil em geral não são preparadas para receber papéis higiênicos, que por sua vez, não dissolvem de maneira eficiente na água… isso nos faz jogar os papéis usados nas lixeirinhas do banheiro. Não é o caso aqui.
Se bater aquela dor de barriga na casa de um « quebeco », o papel vai para a privada. Não se preocupe, ela não vai intupir por causa disso e assim,  seu amigo não vai  achar que você é porco e mal educado por « sujar » a lixeira dele.

7 - Ir à urgência médica se não for urgente

As opiniões sobre o sistema de saúde do Quebec são controversas, não vou entrar neste mérito.
Você basicamente precisa saber que se for à emergência de um hospital público por causa de uma dor de garganta, vai precisar levar marmita, travesseiro, um telefone com pacote de dados e bateria.
Se você não tiver uma fratura exposta, um AVC, uma tripa saindo pelo ouvido ou ebola,  acredito que um farmacêutico poderá te ajudar. Vá à farmácia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário